Como funciona um gerador de energia?

Como funciona um gerador de energia?

Os geradores de energia têm se tornado cada vez mais populares, indo muito além de um equipamento que serve para oferecer backup de energia para uma casa ou comércio, por exemplo. Mas, apesar do sucesso, poucas pessoas sabem, de fato, como funciona um gerador de energia.

Tendo isso em mente, ao longo deste artigo você confere tudo sobre os geradores, conhecendo suas características, modelos e vantagens. 

O que é um gerador de energia?

Um gerador de energia elétrica consiste, basicamente, em um equipamento que usa energia mecânica, química, solar ou de qualquer outro tipo para produzir energia elétrica. 

Ou seja, trata-se de um sistema de transformação de uma energia para outra.

O funcionamento do gerador de energia vai depender, claro, do tipo de fonte de energia. Por exemplo, nos geradores que utilizam combustão – os mais comuns no mercado – é necessário o diesel ou gasolina, que quando queimados, são responsáveis por gerar a energia mecânica para movimentar um ímã, que produz um campo magnético que gera, então, a energia elétrica.

Como mencionado, a combustão é apenas um um dos tipos de geradores, havendo, portanto, outros modelos à disposição no mercado. 

Gerador: além do standby

Os geradores de energia são conhecidos por funcionarem em standby. Isto é, apenas são ativados quando há algum tipo de interrupção no sistema de fornecimento de energia elétrica. 

Entretanto, é essencial ter em mente que os geradores podem ser utilizados também como fonte primária e contínua de energia em sistemas menores e mais simples. Não se trata, então, de um equipamento utilizado somente em standby, apesar de essa ser sua principal aplicação.

Saiba, portanto, que os geradores a cada dia são mais utilizados como complemento de energia. Assim, redes que fornecem uma potência menor do que a necessária podem ser complementadas com um sistema de geradores contínuo, de modo a suprir toda a necessidade energética.

Aplicações do gerador de energia

Os geradores são utilizados de forma ampla no setor industrial e comercial, a fim de garantir que os sistemas em que são utilizados estejam resguardados diante de eventuais quedas no fornecimento de energia elétrica. 

Afinal, a ausência de eletricidade, mesmo que temporária, causa uma série de problemas às indústrias e comércios de diferentes segmentos. Logo, investir em geradores é praticamente obrigatório. 

Além disso, o gerador é imprescindível em aplicações essenciais para a sociedade, como hospitais, clínicas, supermercados, açougues, restaurantes e muito mais. 

Outro uso para o gerador é a iluminação de emergência. Em ambientes mais distantes e com menos acesso à energia elétrica, o gerador de energia pode garantir uma boa iluminação, de forma contínua.

Por fim, saiba que os geradores de energia possuem muitas aplicações, inclusive para usos não profissionais. O camping é um exemplo. Isso porque, seja para um trailer ou um acampamento, os geradores de energia podem salvar vidas e garantir mais conforto, fornecendo iluminação ou até carregamento para os equipamentos de tecnologia.

Gostou do artigo sobre como funciona um gerador de energia? Então, acompanhe o blog da Armecânica para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

Deixe um comentário