Conheça os melhores tipos de geradores elétricos e suas aplicações mais comuns
Atualmente, basicamente tudo que fazemos, seja em um momento de descanso, de lazer ou ao trabalhar, depende de uma fonte de energia elétrica. Ou seja, para realizarem tarefas simples e complexas, na maioria das vezes dependemos da energia.
Dito isso, saiba que uma das fontes de energia elétrica mais versáteis são os geradores, tidos como imprescindíveis nos mais diversos ambientes, desde hospitais até shows e eventos. À medida que se tornaram populares, diferentes tipos de geradores foram surgindo.
Com cada vez mais geradores, novos modelos foram surgindo, o que nos leva ao tema do artigo de hoje: tipos de geradores elétricos e suas aplicações.
Saiba que, apesar de um gerador elétrico ser basicamente um dispositivo que consegue converter diferentes formas de energia (energia mecânica, química e solar) em energia elétrica, saiba que existem diferentes modelos à disposição no mercado, com diferentes quilovolt ampere, como, por exemplo, geradores de 15 kVA até 600 kVA, variando de acordo com a demanda.
Portanto, os geradores não são maquinários únicos e padronizados, pois variam de acordo com o modelo, a potência e modo de funcionamento.
- Plataforma articulada elevatória: uma solução ideal para espaços confinados e difíceis
- O que é um gerador a diesel?
Como um gerador gera energia?
Um gerador é um dispositivo que converte energia mecânica em energia elétrica. Essa conversão é realizada através do princípio da indução eletromagnética, descoberto por Michael Faraday. Vou explicar como funciona esse processo em etapas:
- Motor: todo gerador possui um motor que pode ser alimentado por diferentes fontes de energia, como diesel, gasolina, gás natural, ou até energia eólica e hidráulica. Esse motor cria um movimento mecânico de rotação.
- Rotor e estator: o componente central do gerador é o alternador, que consiste em duas partes principais: o rotor (parte giratória) e o estator (parte fixa). O rotor é conectado ao motor e gira quando o motor é acionado.
- Indução eletromagnética: quando o rotor, que possui ímãs ou enrolamentos de campo magnético, gira, ele altera o campo magnético no estator, que também possui bobinas de fio condutor. Essa variação no campo magnético através das bobinas de fio do estator induz uma corrente elétrica nas bobinas, por meio da indução eletromagnética.
- Geração de eletricidade: a corrente elétrica gerada nas bobinas do estator é geralmente corrente alternada (CA). Essa corrente pode ser modificada em termos de tensão e frequência para se adequar às especificações de diferentes aplicações e redes elétricas.
- Controle e regulação: os geradores modernos possuem sistemas de controle que ajustam a velocidade do motor e a configuração do campo magnético para garantir que a energia gerada seja estável e dentro dos padrões necessários, independentemente das variações na demanda de energia.
- Transmissão de energia: após ser gerada, a energia elétrica é distribuída através de um sistema de transmissão e distribuição para chegar aos consumidores finais, como residências, indústrias e estabelecimentos comerciais.
Conheça agora alguns dos tipos de geradores elétricos
Atualmente, como dissemos, é possível encontrar diferentes tipos de geradores, sendo que o gerador a diesel é um dos mais comuns dentre todos.
Geradores a diesel
Saiba que os geradores a diesel estão entre os modelos mais resistentes, bem como estão entre os mais rentáveis, uma vez que são usados por mais tempo que os geradores a gasolina.
O consumo do motor do gerador a diesel é via de regra menor, conferindo uma maior eficiência considerando o uso ininterrupto. Quando falamos em durabilidade, o motor a diesel também é mais durável, considerando a manutenção preventiva e adequada.
Geradores a gasolina
Os geradores de energia a gasolina são, geralmente, mais baratos que os geradores a diesel, se considerarmos a mesma potência e tamanho físico. Como característica, esse tipo de gerador gasta menos combustível, já que são ligados apenas quando há falta de energia.
Entretanto, se o gerador for utilizado diariamente, recomenda-se os geradores a diesel, principalmente porque o valor do diesel é mais barato que o da gasolina.
Gerador a gás
Os geradores a gás são uma terceira opção interessante, especialmente porque podem utilizar vários tipos de gases: gás natural, gás de aterro, entre outros.
Como característica, esse tipo de gerador pode apresentar alta eficiência, sendo comumente utilizado em lugares com alto consumo de energia, tais como indústrias, shoppings e aeroportos, por exemplo.
- Aluguel de gerador de energia para festas: qual empresa contratar?
- Saiba como economizar com a locação de gerador
Tipos de geradores: escolha o que melhor atenda suas necessidades
Agora que conhece três dos mais populares tipos de geradores, sem dúvida fica mais fácil escolher o modelo que melhor atende suas necessidades.
Lembre-se: para encontrar o modelo ideal, é fundamental solicitar uma cotação com uma empresa que forneça geradores, de modo a encontrar um equipamento que esteja à altura das suas necessidades e demandas.
Entre em contato conosco!
Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Armecânica para ler mais conteúdo como este.
Até a próxima!